quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC

Programa de Formação Continuada em Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC – 100h

Portfólio
TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA
ATIVIDADES DA UNIDADE I

Quem sou eu como professor e aprendiz
atividade 1.1
Nesta atividade fui levada a pensar em minhas primeiras experiências na sala de aula e em tudo que aprendi com os colegas professores e principalmente no convívio com os alunos, e, em escolas diferentes. Com o passar dos anos, com muito empenho e muito esforço, nós professores conseguimos vencer muitas barreiras e solucionar situações desafiadoras.

Registrando a própria reflexão
Atividade 1.2
Julguei importante registrar que por um lado, temos alunos que são ótimos em rendimento escolar e que têm difícil acesso a computador, e por outro lado, hoje as crianças muito cedo se familiarizam com os computadores, mas acredito que é importante também desenvolver a habilidade, ou técnica de manuseio da máquina, mais especificamente a digitação, e essa parte não cabe ao professor regente.
Educação e tecnologia
Atividade 1. 3
Nesta atividade, após assistir à entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia e discutir, tive a oportunidade de escrever no fórum, um pequeno texto sobre suas ideias, no sentido de “repensar a escola e a educação”, que para ela seja “menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.”
Escolhi o comentário do colega Manoel Almeida Santos Filho, inspirado na contribuição de Janio de Souza porque o considerei bem realista, pois existe uma política de capacitação profissional voltada para os docentes, um empenho muito grande de nossa categoria para acompanhar os cursos e colocar em prática, mas também se torna necessário uma manutenção de todos os recursos didáticos que rotineiramente são usados pelos professores, para que as novas tecnologias venham somar, e para ficar.

Teconologia na minha escola
Atividade 1. 4
Após realizar breve observação na minha escola, pude listar uma série de tecnologias que nós usamos, das mais modernas até as mais antigas, utilizadas também de diversas formas, nas salas de aula e nos espaços de uso comum.

Conhecendo uma experiência
Atividade 1. 5
Acessei o Portal do Professor e escolhi uma experiência didática sobre o tema paisagem rural e paisagem urbana. O professor usou vídeos, TV, projetor e data show. A execução da aula procura dar valor à realidade dos alunos e aos conhecimentos que eles já têm, isso ajuda no aprendizado. É uma sugestão de aula bem aceita para a nossa prática pedagógica.

Olhando para uma prática do professor com o uso da tecnologia
Atividade 1. 6
A minha reflexão foi que no vídeo são vários os recursos tecnológicos usados e houve um cuidado em mudar também o ambiente que algumas vezes é fora da sala de aula, de promover atividades em grupo e a comunicação entre as pessoas durante a execução das atividades.



Pesquisando sobre o trabalho por projeto
Atividade 1.7
Explorei em minha atividade um projeto que foi realizado na minha escola com o tema Olimpíadas 2008, porque envolveu todos os professores de todas as disciplinas, intensificou o uso da sala de tecnologias, interessou aos alunos, e se adaptou muito bem à realidade das aulas que já estavam em andamento.

Divulgando a pesquisa
Atividade 1. 8
Ao divulgar a minha pesquisa, procurei expressar nos slides a minha opinião sobre o projeto escolhido: foi importante, pois explorou um acontecimento mundial que estava interferindo na vida de toda a sociedade, e ao fazer parte da equipe que o executaria, senti que não precisei interromper as aulas, não houve “choque de interesses”, mas sim uma atividade diferente que foi proposta aos alunos.



ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
ATIVIDADES DA UNIDADE II

Caminhos/navegação
Atividade 2.1

Escolhi o link cidade do conhecimento e o acessei digitando as teclas ctrl + clique. Cliquei em alguns dos links disponíveis na página cidade do conhecimento e fiz leitura das informações. Encontrei varias informações interessantes e percebi que além da outras utilizações que ele pode ter, este site é uma maneira de nos atualizarmos sobre os principais acontecimentos em nosso campo profissional.
Ao navegar à deriva é necessário estar com objetivos muito bem definidos sobre o que se quer pesquisar e muito cuidado para não se perder na navegação.
*http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/



Navegando em hipertexto sobre hipertexto
Atividade 2.2.A
A navegar em hipertexto, me convenci de que se trata de um recurso muito útil para um pesquisador, que acaba obtendo informações mais completas, ajudado pelos hiperlinks que estendem a leitura para mais além, enriquecendo sua pesquisa.

O que é hipertexto?
Atividade 2.2.B:
Por conclusão, o hipertexto pode ser entendido como um texto que contém vários outros, cuja autoria é compartilhada por diversas pessoas, cuja prática é uma boa indicação para o uso pelos nossos alunos.

O que é hipertexto? – Conhecendo e comentando.
Atividade 2.3
Concordo com as definições que selecionei, elaboradas por minhas colegas, pois a leitura do hipertexto estimula a ler mais, os assuntos se relacionam entre si e assim o texto principal vai ficando cada vez maior ou cada vez mais completo.
Criando um portfólio em hipertexto, o seu hiper-portfólio
Atividade 2.4
* Trata-se deste documento que está sendo construído no decorrer do curso, atividade que será postada posteriormente.

Planejando uma atividade com hipertexto ou Internet
Atividade 2.5
Esta atividade foi muito importante para mim, pois consegui me unir à professora de Ciências e trabalharmos juntas os nossos conteúdos, que eram diferentes, porém se complementaram.


Fórum 2.5 B
No fórum “Planejando atividade com hipertexto”, comentei sobre um planejamento a respeito de alimentação saudável, pois se trata de uma ideia muito ligada à realidade e que interferiu imediatamente no cardápio da merenda escolar.

Execução da atividade
Atividade 2.6
A aula planejada foi presenciada pela professora responsável pela sala de tecnologia e ocupou dois encontros: o primeiro, uma hora/aula de Geografia e o segundo, uma hora/aula de Ciências. Os alunos receberam a aula muito bem, houve problemas com os equipamentos, pois algumas máquinas travaram e a Internet estava muito lenta, mas tudo foi resolvido.

Registro digital da experiência
Atividade 2.7
Os alunos se envolveram bastante com a atividade planejada, percebi que ao aprender a inserir hiperlink, demonstraram estar aprendendo uma nova habilidade, que não era praticada com freqüência, antes de terem essa aula.

Atividade 2.8
O pôster
Como a atividade foi em dupla, fizemos dois pôsteres em que o que foi postado primeiro destacou mais o tema desenvolvido , e o segundo a ser postado é que explorou melhor os aspectos mais gerais do trabalho sintetizando cada passo de nossas ações.

Vagando pela Wikipédia
Atividade 2.9 A
Cadastrei a página Colatina:
“Colatina é uma das mais importantes cidades do estado do Espírito Santo. Está localizada no norte do estado e é conhecida como Princesinha do Norte. Formada por vales e morros, é atravessada pelo Rio Doce, que nasce no estado de Minas Gerais e deságua no Oceano Atlântico. O nome dado à cidade foi uma homenagem à Dona Colatina, esposa do ex-governador do Estado, Muniz Freire. Em um dos morros da cidade, conhecido popularmente durante os anos 1970 como Morro do Graças a Deus, foi construído um monumento denominado Cristo Redentor imitando o que já existia no estado do Rio de Janeiro naquela época. Uma das maiores belezas da cidade é subir o morro e apreciar o Sol ao se por nas águas do Rio Doce.”
Vagando pelo Wikcionário
Atividade 2.9 B
Cadastrei a página porco da onça
“Pessoa que sai de casa para ir a uma festa mal vestido ou com roupas inadequadas.”


Vagando pela Wikipédia e pelo Wikcionário
2.9.A/B
Ao navegar na Wikipédia e no Wikcionário comecei a entender de que forma qualquer pessoa pode participar registrando verbetes e suas definições. Cadastrei a página com o nome da minha cidade natal e uma expressão, porém, não sei se cometi algum erro, mas meus registros sumiram. Acho que preciso experimentar mais vezes, para entender como participar do Wikcionário, sem perder tempo.
Avaliação e apresentação (encontro presencial)
Atividade 2.10
No encontro presencial foram sorteadas algumas pessoas que apresentaram suas atividades. Entre as atividades escolhidas para apresentar estavam aquelas sobre o planejamento de uma aula exercitando os conhecimentos desta unidade II, o registro da experiência e o pôster.


PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E MÍDIAS DIGITAIS
ATIVIDADES DA UNIDADE III

"Saltos no Tempo" do Bloco do Passo
Atividade 3.1
Considero que se confirma, de acordo com o que li na entrevista com o professor Lucas Ciavatta, que a técnica, que no passado quase não existia, foi se tornando cada vez mais complexa, desde os códigos mais simples, inicialmente pela oralidade até o registro de símbolos na pedra, no papel, etc., até chegarmos aos recursos tecnológicos modernos, que estamos interessados em saber usá-los da melhor maneira possível. Ao mesmo tempo, existe o lado humano, a necessidade de buscar o interesse dos alunos, e conseguir um grupo que além de estar “tocando” lado a lado, esteja principalmente “tocando junto”. Quanto aos links do hipertexto, foi o “Saiba Mais” o que eu mais gostei e através dele escolhi os links do Portal do Professor.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/espacoDaAula.html http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1714
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1464/dos_grilhoes_ao_quilombo.wmv

Conhecendo repositórios de material digital
Atividade 3.2
Visitei vários sites e gostei muito dos seguintes:
http://www.dominiopublico.gov.br/,
www.portaldoprofessor.mec.gov.br),
Estarei sugerindo na minha escola colocar em prática algumas ideias desses sites.

Conhecendo repositórios de material digital
Atividade 3.3
Visitei o link do Portal do Professor e explorei os vários recursos educacionais que são divulgados e podem nos ajudar nas aulas e outras atividades desenvolvidas na escola.

Compartilhando descobertas
Atividade 3.4
Nem tudo que se planeja atende às expectativas, exibimos o vídeo “Dos Grilhões ao Quilombo” como uma das últimas apresentações do dia, entre as atividades da Semana de Consciência Negra, mas e houve problemas técnicos com o som que estava muito ruim, os alunos pareciam já estar cansados para ficar parados assistindo, tudo foi interrompido e os alunos voltaram para a aula normal. O vídeo é ótimo, mas teria que ser uma das primeiras apresentações e também pode ser usado com recurso dentro da sala de aula para as disciplinas de História e Geografia.

Apresentação hipertextual
Atividade 3.5
Proposta de atividade para a abertura da Semana de Consciência Negra.

Planejando uma atividade usando mídias digitais
Atividade 3.6
A atividade planejada visava também subsidiar os trabalhos de Ciências e Geografia e atender aos objetivos do conteúdo sobre a África referente aos 9ºs anos.
Fórum 3.6A
Execução da atividade planejada
Atividade 3.7
“Aulão de Geografia”

Criar um produto hipermídia
Atividade 3.8
Foi criado um slide contendo o mapa da África: divisão política com hiperlinks nos seus 53 países para slide show com suas paisagens típicas e hiperlink para a sequências de imagens dos países e som de fundo.

Criar documentos descrevendo a atividade 3.8
Atividade 3.9
Na atividade postada foi feito link com slide show na Internet e foram eliminados alguns links para diminuir o tamanho do arquivo, mas em uma apresentação, há mais rapidez usando pastas com os hiperlinks ao invés da Internet.

Apresentação das atividades
Atividade 3.10:
Encontro presencial: troca e relato de experiências, sugestões e dificuldades.

Postar os relatos no Portal do Professor
Atividade 3.11
Fui para o encontro presencial ainda me esforçando para colocar as atividades em dia e executar as ações planejadas, por isso deixarei para postar os relatos em outra ocasião.

CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
ATIVIDADES DA UNIDADE IV

Pensando sobre as possíveis mudanças
Atividade 1
Compartilhando possibilidades de contribuições das tecnologias
Atividade 2
Não encontrei no fórum o tema “Possibilidades de contribuições das tecnologias” e nem outra maneira de postar esta atividade.

Socializando uma experiência com projeto em sala de aula
Atividade 3
Trabalho em equipe de pesquisa e montagem de um jornal usando cópias de textos e fotos da Internet, recortes de revistas e jornais, entre outros materiais.

















Experiências com a integração de tecnologias ao currículo
Atividade 4
(4-A)
(4-B)
Em síntese, não tem como evitar o uso das tecnologias modernas, se as influências das novas tecnologias não saírem de dentro para fora da escola, é certo que virão ao encontro do professor, de fora para dentro da escola.



Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo
Atividade 5
**** POSTADA 11/12. Verifiquei em Gerência de arquivos e consta ainda como “pendente”.

Ler e comentar os planos postados por pelo menos 2 colegas.
Misma de Camargo provoca a curiosidade dos alunos, e propõe a eles que pesquisem os significados de palavras e produção de texto a partir de frases elaboradas com palavras antes, desconhecidas tendo por fim de compreender que “o uso da tecnologia é necessária para que o trabalho seja mais interessante, preciso e a memorização de palavras e significados sejam feitas com mais rapidez”.
Manoel Almeida Santos Filho propõe em uma atividade de História sobre o tema “Egito” que os alunos montem slides no Power Point e apresentem o trabalho. Para isso usa de vários recursos tecnológicos como letra e áudio da música “Faraó” na voz de Margareth Menezes (gravada anteriormente pelo bloco afro Olodum), exibe o documentário: “Construindo um Império – Egito” e também faz uso dos computadores.

Desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo
Atividade 6

Fórum “Relato de projetos de trabalho”(6-A)
Comentar os relatos registrados pelos colegas
Inserir no Fórum “Currículo desenvolvido na ação” sua análise sobre como os conceitos e estratégias, as mídias e
tecnologias identificados se integram ao currículo das disciplinas envolvidas
****Não localizei o fórum para registrar a análise e nem outra maneira de postar.


Ativ-6 Plano de aula reelaborado
**** ATIVIDADE POSTADA. Verifiquei em Gerência de arquivos e consta ainda como “pendente”.

Inserir o Plano de Aula reelaborado no Portal do Professor.
O plano de aula reelaborado foi inserido no Portal do Professor e está na situação de “mensagem não lida”.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=15498
conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo
Atividade 7

**** ATIVIDADE POSTADA em 12/12. Verifiquei em Gerência de arquivos e consta ainda como “pendente”.

Ler e comentar as respostas de pelo menos dois colegas.
Compartilhando experiências sobre currículo, projetos e tecnologias
Atividade 8
Entrei no fórum tecnologias educacionais, gostei do vídeo do professor Jose Manuel Moran (opção: tecnologias educacionais). As colocações dele com que mais me identifiquei foram que: a explicação pode estar gravada e na aula podem ser promovidos o debate e questionamentos, propõe substituir a explicação pelo debate e interação; a aula pode começar na sala de aula e terminar em outro ambiente, como por exemplo, um blog ou Lan House e o blog será o ambiente digital onde o aluno não seja somente consumidor e divulgue aquilo que produz.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ListarMensagensForum.html?idTopico=96

RELATO DA EXPERIÊNCIA
Contribuição
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ListarMensagensForum.html?pagina=21&tamanhoPagina=25&dataFinal=13/12/2009&idTopico=96&dataInicial=17/06/2009&idTipo=0
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ListarMensagensForum.html?pagina=19&tamanhoPagina=25&dataFinal=13/12/2009&idTopico=96&dataInicial=17/06/2009&idTipo=0